Descrição
A correria do dia a dia da cidade não é desculpa para a falta de contato com a natureza e a prática de atividades ao ar livre. Em Belo Horizonte, por exemplo, o Parque Estadual Serra Verde, no Vetor Norte, tem diversas atrações para colocar o visitante bem pertinho da natureza. A unidade de conservação de 142 hectares de área preservada conta com uma rica programação gratuita e aberta ao público.
A lista inclui seis trilhas temáticas que apresentam os recursos naturais existentes na unidade de conservação, gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O parque fica próximo à cidade administrativa, que é a sede do Governo de Minas, no Bairro Serra Verde.
As trilhas são organizadas para um grupo de aproximadamente 30 pessoas. São elas: a Trilha dos Bichos; a Trilha Caça às Galhas; a Trilha da Água; a Trilha dos Rastros, a Trilha dos Solos e a Trilha Noturna. As cinco primeiras são realizadas sempre no primeiro sábado de cada mês, durante o dia. Já a noturna ocorre durante a semana, em dias úteis. A atividade é gratuita e tem duração de aproximadamente três horas.
Confira o calendário de visitações gratuitas abertas ao público:
19/1 (8h30 às 11h30) - Trilha dos Bichos
9/2 (8h30 às 11h30) - Trilha "Caça às Galhas"
9/3 (8h30 às 11h30) - Trilha da Água
6/4 (8h30 às 11h30) - Trilha dos Rastros
4/5 (8h30 às 11h30) - Trilha do Solo
6/6 (8h30 às 11h30) - Trilha Noturna
As inscrições devem ser realizadas na semana anterior em que ocorre a caminhada, por meio da plataforma www.viagem20.com.br.
Local e Horário de embarque e chegada
Rua João Batista Fernandes, n 85, bairro Serra Verde - Belo Horizonte - Minas Gerais. O acesso, a partir de Belo Horizonte, se dá através da MG-010 sentido Aeroporto de Confins, pegando a saída para o bairro Serra Verde (Saída 13).
Duração
Trilha da Comunidade. Extensão: 900 m. Duração: 20 minutos. Grau de dificuldade: médio / Trilha da Mata. Extensão: 700 m. Duração: 30 minutos. Grau de dificuldade: baixo / Trilha do Biquinha. Extensão: 350 m. Duração: 20 minutos. Grau de dificuldade: baixo / Trilha do Curiango: Extensão: 600 m; Duração: 30 minutos; Grau de dificuldade baixo. / Trilha do Pica-Pau: Extensão: 600 m; Duração: 30 minutos; Grau de dificuldade: baixo.
O que faremos
Trilha da Comunidade - É utilizada pela comunidade para interligar bairros vizinhos do parque, como Nova York e Serra Verde. É nela que se inicia a maioria das demais trilhas e se tem acesso à Arena Pedreira, local de eventos para a comunidade. / Trilha da Mata - O percurso se dá em ambiente fechado de floresta, um remanescente de mata atlântica, e conduz o visitante à Cidade Administrativa de Minas Gerais. Também dá acesso à lagoa do parque. / Trilha do Biquinha. Conduz o visitante a uma das vinte nascentes existentes no parque, afluentes do ribeirão do Onça. Acesso pela trilha do Curiango. / Trilha do Curiango - A caminhada passa pelo vale central do parque, desde o mirante da trilha da Comunidade até a lagoa do Menudo. O percurso pode ser feito à noite, quando é possível visualizar a ave noturna que deu origem ao seu nome. / Trilha do Pica-Pau - Durante o percurso, pode se observar a mata ciliar e exemplares da fauna, como o pica-pau-do campo. É possível participar de atividades ambientais na trilha. / Trilha Noturna - Parte da nossa fauna silvestre é discreta e raramente avistada, com maior período de atividade durante a noite. Por isso, a equipe do Parque Estadual Serra Verde realiza, trimestralmente, a caminhada noturna. O objetivo é apresentar aos participantes a fauna noturna e a dinâmica da vida selvagem durante este período.
O que incluí
Os temas são escolhidos de acordo com os recursos naturais encontrados na unidade de conservação. A escolha também concilia conhecimento e a qualificação do monitor que irá guiar o grupo. A equipe de profissionais do parque conta com geógrafo, biólogo e técnico ambiental. Biólogos de outras instituições também são convidados para guiar as trilhas.
O que levar
Também é recomendável que o participante traga água, use calçado fechado, calça comprida, boné/chapéu, filtro solar e repelente contra insetos.
Observações
Para realizar as trilhas é obrigatória a comprovação de vacinação contra a febre amarela (trazer cópia do cartão).