Descrição

--- ATIVIDADE GRATUITA: INSCREVA E RETIRE SEU VOUCHER AQUI ---
TRECHO 04: CONSELHEIRO MATA / DIAMANTINA a RODEADOR / MOJOLOS
Conselheiro Mata é um dos mais importantes distritos de Diamantina, com boa infraestrutura de apoio ao turista e significativos atrativos turísticos. Edificações místicas de templos do Sol, Lua e Terra tornam a região mais contemplativa. Existem várias cachoeiras próximas do distrito e praias de rios.
Aspectos Urbanos: de origem rural o distrito oferece aceitável infraestrutura de urbanização. Há no caminho uma comunidade mista de templos e hospedaria alternativa. O distrito oferece acesso para veículos e nenhuma oficina especializada em bicicletas.
Características do Caminho: Ao deixar os campos, inicia-se a longa descida para quem segue de Conselheiro Mata para Rodeador, alcançando o sertão. A descida é marcada pelos cortes em rocha a contornar a serra da Tocaia, formando longos abismos. A parte baixa, já próximo a Rodeador, é percorrido em estrada de rodagem que sobrepôs à estrada de ferro.
Meio Ambiente: Esse trecho é o mais sui generis. Numa ponta, mais úmida, se tem os campos rupestres e os campos de altitude, em outra ponta, mais agreste, se tem o grande sertão. Estas transições da geografia física, da fauna e flora são percebidas a olho nu, dada às diferenças de altitudes entre os campos e o sertão. Esta transição torna o meio ambiente ainda mais rico e diverso.
Segurança: O trecho por oferecer uma longa descida próximo a precipícios merece atenção redobrada para os quesitos equipamento e segurança. Este longo trecho em descida exige mais da bicicleta como freios e pneus. Caminhar, cavalgar e pedalar em meio à estrada de rodagem merece atenção redobrada por conta dos veículos e poeira.

Local e Horário de embarque e chegada

Saída: Manhã ou tarde, do distrito de Conselheiro Mata. Chegada: Manhã ou tarde, no distrito de Monjolos / Rodeador.

Duração

17km. Variando o tempo para praticantes da caminhada, cicloturismo e cavalgadas.

O que faremos

Travessia de 17km: deixar a Cordilheira do Espinhaço com suas altas altitudes e seus campos para acessar as planícies do “Grande Sertão Veredas”, formado pelo cerradão. Ao deixar Conselheiro Mata rumo a Rodeador, pelo antigo ramal, percebemos placas informando que estamos em terras da Comunidade Esotérica Agharti, que possui em sua propriedade templos, recantos para meditação e lazer, e esta preparada para receber e hospedar visitantes. O local é bem cuidado e bonito. A formação rochosa é de quartzito e a vegetação deixa de ser de campo rupestre, passando para o cerradão. O ramal acompanha o Riacho das Varas até nas casas de turma da fazenda do Sr. Ponteiro. O Riacho das Varas neste trecho tem belas quedas d`água que podem ser vistas do alto do leito do ramal, mas não recomendada para banho. No local, denominado Serra da Tocaia, percebemos belas e grandes construções de pedras que dão sustentação ao leito do ramal e, é o trecho onde o desnível da estrada é de maior altitude. Destaca-se a técnica construtiva do leito da estrada que corta a Serra da Tocaia em grande altitude, o que permite uma bela visão dos vales abaixo e do Riacho das Varas, que acompanha sempre a travessia, mas o acesso para banhos é mais difícil, ainda tendo a dúvida da contaminação. A caminhada é fácil pelo trecho da Serra da Tocaia.

O que incluí

Infraestrutura turística básica em Rodeador, com limitada opção para alimentação e hospedagem. O trecho não possui base de apoio aos viajantes. Então, programe-se.

O que não incluí

RESGATE. Atenção praticante da caminhada, cavalgada e cicloturismo, atente-se para os aspectos relacionados à segurança. Nestes trechos em meio a natureza, as atividades físicas e desportivas oferecem níveis de risco e incidência de diversos perigos. Logo, ao percorrer a trilha você assume os riscos inerentes à atividade.

Transporte

Indicado para cavalo, bicicleta ou a pé. Veículo de apoio indicado em parte do trecho, saída e chegada.

O que levar

A trilha pode ser percorrida de forma autônoma ou com carro de apoio. Logo, a depender da forma, a bagagem fica mais leve ou mais completa, pesada. De modo genérico, leve: mapa da região; documentos e dinheiro; protetor solar; óculos escuros e boné; medicamento de uso pessoal; celular e carregador portátil; kits de primeiros socorro e higiene pessoal; roupas para aventura, descanso, frio e chuva; lanche e água de trilha; lanterna; canivete (barraca, saco de dormir, fogareiro, rastreador via satélite) etc. Ciclistas levam: bike revisada; alforjes com distribuição do peso; kit ferramentas; câmara de ar e bomba; equipamentos de segurança pessoal etc. Cavaleiros levam: luvas; loro; barrigueira; calça e calçado para montadores; embocadura; cabeçadas; rédea; cabresto; manta; estribos.

Observações

- OBS. 01: Trecho 01: Diamantina a Barão De Guaicuí (Gouveia) / Trecho 02: Barão de Guaicuí / Gouveia a Mendes / Diamantina / Trecho 03: Mendes / Diamantina a Conselheiro Mata / Diamantina / Trecho 04: Conselheiro Mata / Diamantina a Rodeador / Monjolos / Trecho 05: Rodeador a Monjolos - OBS. 02: Período indicado para visitação: Início de abril a final de novembro, estação da seca. Mais confortável e seguro para transitar em meio as trilhas e banhar nas águas da serra.