Descrição

No final do século XIX, a cidade de Belo Horizonte foi planejada para ser a nova capital do Estado.A Praça da iberdade foi o lugar escolhido para abrigar o centro administrativo e o Palácio da Liberdade foi construído para ser a sede e o símbolo do governo. Sua inauguração aconteceu em 1898 e, tendo sido palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil, hoje é um dos principais cartões postais da cidade, despertando o interesse dos visitantes do Circuito Liberdade. A arquitetura eclética do Palácio da Liberdade, projetado pelo arquiteto José de agalhães, reflete a influência do estilo francês, com requintes de acabamento e riqueza de elementos decorativos.

No interior do Palácio podem ser vistos os candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal encomendada a uma empresa da Bélgica e o rico mobiliário. Na área externa do Palácio encontramse os jardins, projetados originalmente por Paul Villon seguindo o estilo inglês e que passaram por reformulações ao longo do tempo, quando foram incluídos elementos decorativos como esculturas e fontes.

Visitas públicas: Realizadas aos sábados e domingos, de 10h às 16h. Todas as inscrições devem ser feitas online e são gratuitas. Os visitantes que não seguirem esse procedimento e se apresentarem na portaria, caso tenham interesse na visita interna, terão sua visita condicionada às vagas disponíveis.

Informações e inscrições: https://appa.art.br/palaciodaliberdade/

Telefone: (31) 3224-1919 - Ramal 32 (das 14h às 18h)

Entrada gratuita.

Endereço
Praça da Liberdade, s/n
Belo Horizonte - MG/Brasil

Observações

Para acessar a área visitável do Palácio da Liberdade, você deverá passar pelos procedimentos de segurança e guardar seus pertences. Recomenda-se que não sejam levados itens de valor. / O acesso à área externa do Palácio da Liberdade é livre, sem marcação de horário, mas sua capacidade de atendimento está sujeita à limitação, para proporcionar melhor experiência aos visitantes. / O acesso à área interna do Palácio da Liberdade é realizado somente com hora marcada e o número de pessoas por grupo é limitado. / Atente-se ao horário do seu ingresso e esteja na entrada do Palácio da Liberdade com 30 minutos de antecedência. / A visita tem a duração estimada de uma hora e será orientada pela equipe receptiva. / Ao se deslocar dentro do Palácio da Liberdade, procure sempre caminhar sobre as passarelas vermelha, que protegem o piso de madeira, e observe o fluxo indicado pela equipe. / Em caso de necessidades especiais para o deslocamento ou fruição da visita, por gentileza entre em contato previamente, para que estejamos prontos para sua chegada. Na entrada, anuncie-se na recepção. / Crianças e adolescentes menores de 12 anos devem estar acompanhadas pelos pais e/ou responsáveis durante a visita. / A retirada de ingressos é obrigatória para crianças a partir de dois anos de idade. / O limite de tolerância para atraso é de 10 minutos. Caso ultrapasse esse tempo, é necessário retirar novo(s) ingresso(s). / Carrinhos de bebês são permitidos apenas na área dos jardins. / Guarde bolsas, mochilas e sacolas nos escaninhos, localizados na área de acolhimento. / Somente objetos de pequenas dimensões poderão ser acondicionados nos escaninhos. A guarda de objetos de outras dimensões, que não sejam permitidos no interior do Palácio da Liberdade, é de responsabilidade da(o) visitante. / Os banheiros são localizados na área externa. .Não há banheiros para uso do público no interior do Palácio da Liberdade. / Fotografe e filme sem o uso do flash. No interior do Palácio da Liberdade, fotos e vídeos são permitidos apenas no hall da escada, localizado no piso térreo. / Alimentos e bebidas são permitidos apenas na área de acolhimento. / Não fume nas áreas internas ou externas. / Não toque nos objetos e nos elementos que compõem a arquitetura da edificação. / Movimente-se devagar. Cuidado com o mobiliário e elementos frágeis do Palácio da Liberdade e acervo. / Evite se aproximar das margens do lago. / Animais não são permitidos, com a exceção de cão-guia. / Não alimente os animais.