Descrição

Serra da Canastra - Constituída em quase sua totalidade por ricas paisagens, a região do Parque Nacional da Serra da Canastra e seus arredores, desde o início da colonização do Brasil, foram utilizados para atividade agropecuária. Durante quatro séculos, a criação de gado castigou muito as águas e o verde dessas terras que abrigam várias nascentes, entre elas a do Rio São Francisco, o mais importante rio do Nordeste. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos da degradação ambiental que pairavam sobre o local no início da década de setenta, jornalistas mineiros encabeçaram uma vitoriosa campanha que antecedeu a criação do parque, em 1972. A beleza cênica de sua paisagem, especialmente a queda-d’água da Casca D’anta, com quase 200 m de altura, encantou o pintor francês Jean Baptiste Debret, que passou por lá em suas andanças de artista viajante no séc. XIX. O desenho desta cachoeira, feito por ele, é um dos clássicos da pintura naturalista dessa época. O território do parque está assentado sobre um imenso chapadão,
semelhante à forma de uma canastra, um tipo de baú. Daí a origem do nome Serra da Canastra.

Capitólio - Localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, a cidade de Capitólio possui muitos atrativos naturais. Conhecido por muitos como o "Mar de Minas", o Lago de Furnas é o principal atrativo do município que também possui o maior número de embarcações (barcos e lanchas) do estado de Minas Gerais. Para quem gosta de longas caminhadas ou cavalgar, também existem várias trilhas.

Local e Horário de embarque e chegada

Buscamos você nos hotéis da região centro ou centro-sul de Belo Horizonte.

Duração

4 dias e 3 noites

O que faremos

1º dia: - Buscamos você nos hotéis da região centro ou centro-sul de Belo Horizonte. - Embarque no transporte com destino a Capitólio / MG. - Chegada à região do Lago de Furnas e acomodação nos apartamentos da pousada (simples, com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável). - Tempo livre para almoço (não incluso). - Passeio de Lancha no Lago de Furnas (Canyons da Cascata, Lagoa Azul e Canto dos Tucanos). - Noite livre... 2º dia: - Café da manhã. - Passeio na região do encontro do Parque da Canastra e o Lago de Furnas (Mirantes, Canyons e Trilha do Sol). Obs.: Durante o dia, haverá paradas em Mirantes, Cachoeiras, Canyons. - Tempo livre para almoço (não incluso). - Após o almoço traslado até São Roque de Minas. - Chegada São Roque de Minas e acomodação nos apartamentos da pousada (simples, com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável - Hotel Chapadão da Canastra ou similar). - Noite livre... 3º dia: - Café da manhã. - Traslado até a parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra. Obs.: Durante este dia, conheceremos a nascente do Rio São Francisco, o Curral de Pedras, o Centro de Visitantes e a Cachoeira Casca D' anta (parte alta). - Chegada a Casca D’anta (parte alta). - Caminhada opcional (4 km) por uma trilha predominantemente descida até a Casca D' anta, parte baixa. Obs.: trilha com descidas íngremes, pouca sombra e não recomendada para quem não tem bom condicionamento físico. - Chegada à cachoeira. - Caminhada (4 km) de retorno à parte alta da cachoeira. São 4 km com subidas íngremes. - Traslado de retorno à São Roque de Minas. - Noite livre... 4º dia: - Café da manhã. - Passeio na Reserva Natural da Cachoeira do Cerradão (trilhas e cachoeiras). - Visita a uma fazenda de produção de Queijo Canastra. - Retorno à pousada. - Embarque no transporte para retorno a BH. - Chegada a BH.

O que incluí

Transporte em carro executivo, traslados, 3 noites em pousada, 3 cafés da manhã, 4 passeios, seguro e Guia de Turismo.

O que não incluí

Taxa de entrada nos atrativos visitados, refeições, bebidas, passeios opcionais e qualquer despesa considerada extra que não esteja expressamente informada como incluída.

Transporte

Transporte em carro executivo.

O que levar

- Durante os passeios é aconselhável usar: roupas leves, roupas de banho, tênis ou botas, meias grossas e boné ou chapéu; - O participante deve levar uma mochila com objetos pessoais, alimentos leves, um cantil ou vasilha com água, uma lanterna, uma toalha, capa de chuva, um canivete pequeno, materiais básicos de primeiros socorros (medicamentos, esparadrapos, etc.) e uma muda de roupa extra; - A alimentação ideal para os passeios é: sanduíches naturais, frutas, chocolates, biscoitos, bebidas isotônicas, água e produtos energéticos; - Aconselhamos levar ainda, protetor solar , repelente, cajado, óculos escuros e um agasalho para se proteger do frio.

Observações

- Este roteiro acontece de segunda a sábado com mínimo de 2 pessoas. - Atenção: roteiro não operado em feriados; - As taxas de entrada nos atrativos e as refeições não estão inclusas no preço do passeio; - Para Guia de Turismo Bilíngue (Inglês ou Espanhol), acrescentar R$ 600,00 no valor total da compra; - Passeio indicado para pessoas que gostam de praticar atividades em contato com a natureza.