Descrição

Congonhas - Formada nos arredores do Rio Maranhão por volta dos anos de 1700, a criação da então Freguesia de Congonhas gera algumas controvérsias com relação à sua fundação. Os registros mais confiáveis, porém, decretam em 17 de Dezembro de 1938 a criação do município de Congonhas do Campo, sendo simplificado seu nome dez anos mais tarde para Congonhas. Escolhida para abrigar as mais belas obras do mestre Aleijadinho, a 82 Km de BH, a cidade parece estar envolvida por uma sensação de paz e encantamento! Do alto do Santuário, sente-se exatamente a cumplicidade entre silêncio e religiosidade, arte e trabalho.
São João Del Rei - Escolhida pela Inconfidência Mineira como a capital da futura República Livre, São João Del Rei nasceu do chamado Porto Real da Passagem, situado às margens do Rio das Mortes, que era passagem obrigatória para quem ia de São Paulo a Minas Gerais. A história da cidade é muito movimentada, indo da corrida do ouro e da inauguração da primeira ferrovia em 1881 aos conflitos da Guerra dos Emboabas. Desde o século XVIII, São
João Del Rei foi palco de importantes acontecimentos econômicos, culturais e políticos.
Tiradentes - “Ela é pequena, mas conta com casas muito bonitas e fica-se admirado com o tamanho da igreja paroquial”, descreveu o viajante Saint Hillaire. Tiradentes foi palco de lutas que afetaram toda a capitania das Minas (como a Guerra dos Emboabas) e sediou reuniões dos Inconfidentes. Abandonada com a decadência do ouro e tombada pelo Patrimônio Histórico, é uma delicada preciosidade protegida pela Serra de São José.
Bichinho - Situado entre Tiradentes e Prados, o povoado de Vitoriano Veloso, antigo Arraial do Bichinho como popularmente é conhecido, identifica-se com o que foram os primitivos povoados mineradores das Gerais. Surgiu nos primeiros anos do século XVIII, com a descoberta de ricas lavras de ouro em território pertencente a São José D'el Rei, atual Tiradentes.

Local e Horário de embarque e chegada

- Buscamos nos hotéis do centro e centro-sul de Belo Horizonte.

Duração

- 2 dias e 1 noite

O que faremos

1º dia: 08:00 - Buscamos nos hotéis do centro e centro-sul de Belo Horizonte. 08:15 - Embarque no transporte com destino a Congonhas. 09:30 - Chegada a Congonhas. Visitaremos o Santuário Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco desde 1985. No adro da igreja e nos Passos da Paixão, há esculturas de Aleijadinho. São 12 profetas em pedra-sabão e 66 figuras em cedro nos Passos da Paixão. 10:30 - Traslado até São João Del Rei. 11:30 - Chegada a São João Del Rei. Passeio a pé pelo centro histórico da cidade (Rua Direita, Solar do Neves, Solar dos Lustosas, Memorial Tancredo Neves, Igrejas do Pilar, Nossa Senhora da Conceição, Carmo e São Francisco de Assis). 13:00 - Tempo livre para almoço (não incluso) 14:30 - Embarque no transporte com destino a Tiradentes. Obs.: Passeio de Trem opcional (sextas, sábados e domingos). 15:00 - Chegada a Tiradentes. Passeio a pé pelas ruas, praças e largos de Tiradentes. Visitaremos o Chafariz de São José, a Igreja de Santo Antônio e a Casa do Padre Toledo. 17:00 - Acomodação na pousada (simples, com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável). 18:00 - Noite livre...
2º dia: 08:00 - Café da manhã. 09:00 - Traslado até Bichinho. 09:30 - Chegada a Bichinho, que é distrito de Prados e tem uma das grandes concentrações de artesãos do Circuito Trilha dos Inconfidentes. Passeio a pé pelas ruas de Bichinho. Visita à Casa Torta (entrada não inclusa), Museu do Automóvel da Estrada Real (entrada não inclusa) e Igreja Nossa Senhora da Penha. 13:00 - Tempo livre para almoço (não incluso). 15:00 - Embarque no transporte para retorno a BH. 18:00 - Chegada à BH.

O que incluí

Transporte em carro executivo (ida volta), traslados, city tour em São João Del Rei, city tour em Tiradentes, city tour em Congonhas, City tour em Bichinho, café da manhã, seguro, Guia de Turismo e 1 noite em pousada.

O que não incluí

Taxa de entrada nos atrativos visitados, refeições, bebidas, passeios opcionais e qualquer despesa considerada extra que não esteja expressamente informada como incluída.

Transporte

Transporte em carro executivo (ida volta).

O que levar

Durante os passeios é aconselhável usar: roupas leves e claras, calçados e meias confortáveis, boné ou chapéu;
Os participantes devem levar uma mochila com objetos pessoais, documentos, uma garrafa de água e medicamentos de uso pessoal;
Aconselhamos levar ainda máquina fotográfica, protetor solar , óculos escuros e um agasalho para se proteger do frio.

Observações

- Este roteiro acontece de terça a domingo, com no mínimo 2 pessoas (Atenção: roteiro não operado nos feriados);
- Passeio de Trem (sextas, sábados, domingos e feriados);
- As taxas de visitação não estão inclusas no preço do pacote;
- Para Guia de Turismo Bilíngue (Inglês, Francês ou Espanhol), acrescentar R$ 300,00 no valor total da compra;
- Igrejas e museus não abrem na segunda-feira;
- Passeio indicado para todas as pessoas;
- Caso as datas disponíveis não se encaixem na sua agenda, entre em contato.